Seguindo algumas das principais linhas de investigação de Carla Filipe (Aveiro, 1973), esta exposição apresenta obras da Coleção de Serralves e da Coleção da artista que se relacionam intimamente com o universo ferroviário e com a noção de viagem em sentido lato, enquanto deambulação e migração, forma de evasão e subsistência. São apresentados trabalhos do início do percurso da artista e obras icónicas que marcaram indelevelmente a sua prática, bem como alguns trabalhos nunca apresentados e outros propositadamente repensados para esta exposição no Forum Arte Braga.
Com a casa às costas traduz a natureza nómada do trabalho da artista, reunindo obras concebidas em diferentes momentos e lugares, entre 2005 e 2021, em território nacional e no âmbito de residências artísticas no estrangeiro. Entre o desenho e a palavra, o fragmento e o símbolo, a vivência e a memória, a prática de Carla Filipe transforma o espaço expositivo num lugar em movimento, aberto a novos sentidos e reivindicações, onde a História nunca é simples, única ou linear.
Esta exposição, com curadoria de Joana Valsassina, integra o Programa de Exposições Itinerantes da Coleção de Serralves que tem por objetivo tornar o acervo da Fundação acessível a públicos diversificados de todas as regiões do país.