LAND AFTER ART
08.11.2024 - 12.01.2024
Inês Valle
Com curadoria de Inês Valle, esta exposição marca a primeira individual do artista Khaled Jarrar em Portugal e conta com o apoio do Ministério da Cultura, através do programa DGArtes.
Khaled Jarrar, artista multidisciplinar, explora através da sua prática artística, as lutas de poder modernas e o seu impacto sociocultural sobre cidadãos comuns, através de fotografias, esculturas, filmes e intervenções performativas simbólicas.
Land After Art justapõe uma seleção de obras do percurso artístico de Jarrar, refletindo o processo integral desta exposição — desde uma escultura de uma Oliveira de 2013, a fotografias inéditas e a uma nova obra instalativa, desenvolvida este verão em residência artística com mestre oleiro João Lourenço, em Barcelos. Esta sinergia visa não apenas transcender fronteiras artísticas, mas também fundir perspectivas culturais, resultando potencialmente numa narrativa artística transformadora. As obras desta exposição abordam temas como as paisagens de guerra, que possuem dinâmicas sociais próprias e são também moldadas por mecanismos legais específicos.
Ao rastrear a história das oliveiras como símbolos poderosos na paisagem ocupada da Cisjordânia, permite-nos reflectir como o conflito entre Israel-Palestina se manifesta no território, esbatendo as linhas entre a lei e a guerra. Nesta exploração da colonização e identidade nacional, é examinado através da obra artística, como esses fatores se entrelaçam com a paisagem, frequentemente como uma forma de “justificação natural”, transformando em política algo que é intrínseco à natureza.